sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sequência Didática

Sequência didádita

CONTEÚDO: CONHECIMENTO DO CORPO

OBJETIVO:ampliar o conhecimento do corpo e o controle sobre ele, além de incentivar a prática saudável de atividade física.
AVALIAÇÃO: participação nas atividades teóricas e práticas;

Apresentação do conteúdo através de textos de incentivo a pratica de atividades físicas, alongamentos e seus benefícios.
Apresentação de slides e pesquisa no laboratório de informática, referente a postura humana, com o objetivo de incentivar a manutenção de uma postura correta, evitando desgastes e estimulando a conscientização.


CONTEÚDO: ATLETISMO

OBJETIVO:ampliar o domínio dos fundamentos.
Aulas práticas, atividades individuais e em equipes
AVALIAÇÃO: participação e interesse nas atividades


Utilizando transparência e retro-projetor fiz exposição do conteúdo, utilizei o laboratório de informática para pesquisa e ilustração do tema, onde houve participação e interesse dos alunos, numa sequencia didática do conteúdo, realizamos oficinas práticas adaptando as atividades do atletismo ao espaço e material da escola.
Realizamos diversas formas de corridas através de piques variados, trabalhando curvas e curtas distâncias.
Utilizamos bola de medicinebol pesando 4kg para arremessos, com a participação da maioria dos alunos.
MÊS DE MAIO/09

CONTEÚDO: FUTSAL
OBJETIVO: ampliar domínio dos fundamentos do futsal, respeitar e interpretar regras, organizar e participar de competições.
Atividade: Futebol para todos, jogos de interclasse;
Atividade:
Conteúdo
Esportes - Jogos - Lutas - Ginásticas
Objetivos   
Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais.
Vivenciar jogos com a bola no pé.
Conhecer e recriar as regras da modalidade.
Conteúdos
História do futebol no Brasil.
Preconceito de gênero, etnia e classe social.
Jogos com bola.
Conteúdo relacionado 

Anos
EJA ao 9º.

Tempo Estimado
12 aulas.

Material necessário
Bolas.
Desenvolvimento
1ª ETAPA  Perguntar quantas formas de futebol os alunos conhecem. Propor uma alternativa: o futebol de mãos dadas. Observar se houve exclusão e incentivar modificações para que todos joguem.

2ª ETAPA  Recriar a história do futebol no Brasil, pontuando que, no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência. Pedir uma pesquisa com entrevistas: mães ou avós jogavam? E funcionários mais idosos? Discutir os resultados.

3ª ETAPA  Apresente fotos com variações da modalidade (de salão, de praia etc.) e introduzir o futebol em miniquadra. Colocar dois gols a cada meia quadra e estimular a criar regras.

Avaliação
Observar as contribuições nas reflexões em grupo e a participação nas aulas práticas. Atentar para a evolução de cada um no jogo e verificar a atuação dos menos participativos: ver se tiveram o direito a voz para expor problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário