sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PROJETO DE FUTSAL

SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PIRACANJUBA
Bela Vista de Goiás


PROGRAMA ESCOLA EM MOVIMENTO


PROJETO FUTSAL E CIDADANIA


QUANTIDADE DE ALUNOS:60
DURAÇÃO: FEVEREIRO A DEZEMBRO


SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PIRACANJUBA
ESCOLA ESTAUAL DR. BELÉM FONE- (62)3551-7034
PROFESSORA: EULISVANE FERREIRA DE MORAES

BELA VISTA DE GOIÁS, JANEIRO DE 2010.

ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDENCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL


1.2 JUSTIFICATIVA

O Futsal é na escola um instrumento usual da Educação Física, tendo nas áreas da saúde, da educação e da competição, seus principais campos de atuação. Quando utilizada na busca ou manutenção da saúde, a prática esportiva visa proporcionar um bem estar físico que permita aos alunos/atletas sentirem-se mais aptos e dispostos para suas atividades escolares.
Existe, em nossos dias, uma conscientização de que as pessoas bem condicionadas fisicamente e com mentes equilibradas pela relação dever-lazer são mais produtivas e felizes. A prática do Futsal, quando bem orientada e planejada, pode contribuir para que seja atingida essa felicidade.
O conjunto dos valores pertinentes ao futsal, na verdade quando assimilado, atua de forma decisiva no ajuste da pessoa à dinâmica do mundo atual, onde a competição se torna cada vez mais acirrada. Portanto o presente projeto justifica-se pelo fato de ampliar experiências motoras em nível de competição em nossos alunos/atletas, fornecendo aos mesmos, ritmo de jogo para campeonatos vindouros possibilitando-os a levar o bom nome da Escola Estadual Dr. Belém em disputas do Calendário Esportivo Estudantil.
Além das razões expostas é preciso considerar o que versa o artigo 2º da LDB (9394/96) que diz:
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem pro finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Também o artigo 27, inciso IV dos conteúdos curriculares ressalta a importância da “promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais”.


1.3 OBJETIVOS

Geral

No mundo onde competitividade e individualismo são apresentados como caminhos para o sucesso, procuraremos desenvolver através do futsal momentos de convivência, da inter-relação, da dependência do outro, na construção e conquista de interesses comuns. Assim os fundamentos do futsal, harmoniosos, velozes, coordenados, potentes e disciplinados, interferirão diretamente no ambiente de vida de seu praticante. As disputas fortalecerão o caráter do jovem aluno/atleta, propiciando ao mesmo retirar ensinamentos das vitórias e derrotas, pois estes ensinamentos poderão nortear os dias de sua vida.

Específicos

Estimular o gosto dos alunos/atletas pelo Futsal;
Desenvolver a coordenação motora geral e especifica;
Incentivar a superação de limites individuais;
Oferecer subsídios para o desenvolvimento físico e mental dos alunos/atletas;
Ensinar, ampliar e aprimorar as técnicas de execução dos gestos de cada fundamento;
Consolidar um grupo participativo e interessado;
Criar um ambiente onde competir tenha como elemento maior o participar, considerando a vitória e a derrota como elementos do processo;
Levar os alunos/atletas criar interesse, a partir do esporte, pela prática constante da atividade física;


1.4 CONTEÚDO

Conhecimentos das regras básicas;
Conhecimento e prática dos fundamentos do Futsal;
Domínio;
Drible;
Condução de bola;
Passe;
Ataque;
Defesas;
Sistemas de jogo defensivo;
Cobertura de defesa;
Sistemas de jogo ofensivo;
Regras;
Orientação disciplinar.


1.5 METODOLOGIA

Para o cumprimento do programa, especialmente ao que se refere ao esporte escolar, onde as suas características predominantes a ele atribuídos serão de valores educativos, o professor abordará os conteúdos de forma pedagógica na perspectiva do esporte da escola rompendo com a concepção do esporte na escola. Assim o esporte como fenômeno social, tema da cultura corporal, terão explicitado suas condições de adaptações à realidade social e cultural da comunidade que o pratica, cria e recria, através de aulas expositivas seguidas, quando necessário, da demonstração pelo professor dos gestos técnicos, para melhor compreensão por parte dos alunos/atleta, resgatando os valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, defendendo o compromisso da solidariedade e respeito humano, contribuindo assim, para uma formação de alunos críticos, participativos e autônomos.


1.6 CRONOGRAMA


1.7 QUADRO DE HORÁRIOS E LOCAIS

1- HORÁRIO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA
Período
Dias
Turmas moduladas
Local
EEDB

Terça
Quarta
Noturno

18:45às 22:30
18:45 às 21:00

EJA I, EJA II e EJA IV,
8o E
9º C


2- HORÁRIO DE AULAS P/ DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Modalidade
Futsal
C.H
Dias
Hor. Func.

turmas
Turno

8:00 às 11:00h
16:00 ás 17:00h

Infanto Masc

3h
1h
Sábado
domingo

2
Matutino
vespertino

Modalidade
Futsal
C.H
Dias
Hor. Func.
Nº turmas
Turno

13:00ás 16:00
8:00 às 10:00


Juvenil Masc

3h
2h
Sábado
domingo

2
Vespertino
matutino

Modalidade
Futsal
C.H
Dias
Hor. Func.
Nº turmas
Turno

16:00 às 18:00
13:00 às 16:00


Infantil Masc

2h
3h
Sábado
domingo

01
Vespertino


1.8 QUADRO INFORMATIVO DO Nº DE VAGAS DO PROJETO
Masculino
Masculino
Série
Nº Alunos
Turno
Série
Nº Alunos
Turno

15
Matutino

05
Vespertino

15
Matutino

05
Vespertino

15
Matutino

05
Vespertino

15
Matutino
9o
05
Vespertino
Total de alunos p/ Modalidade: 60
Total de alunos p/ Modalidade: 20

1.9 RECURSOS MATERIAIS
Item
Quant disponível.
Necessários
Solicitados
Bolas de Futsal
02
10
08
Redes
00
02
02
Traves
00
02
02
Quadra
01
01
01


1.10 AVALIAÇÃO

O processo avaliativo será feito continuamente. Datas e horários de avaliação serão marcados previamente com alunado com o intuito de registro bem como de momento de confirmação para eliminar qualquer margem de erro por parte do professor.
Assim, teremos avaliação continuada (diária) para as aulas práticas e com data marcada para as avaliações teóricas, utilizando os resultados dos jogos amistosos e campeonatos do calendário da SEE como parâmetro avaliativo do trabalho proposto.
O registro se dará através de relatório e fichas avaliativaS.

1.11 BIBLIOGRAFIA

Coletivo de autores. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
WERNECK, J. Manual de treinamento Esportivo. São Paulo SP. Ed. Monolo. 1989.
CAPARROZ. F.E. Entre a Educação Física da Escola e a Educação Física na Escola.
Espírito Santo ES, Ed. UFES, 1997
BOJIKIAN, J.C.M, Ensinando Futsal. São Paulo SP. Ed. Phorte 2003
BRASIL, Ministério da educação. “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96)”. 1996.

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