sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - LUTAS

Esgrima adaptada

Educação Física
Conteúdo
Esportes - Jogos - Lutas - Ginásticas
Objetivos
- Apresentar aos alunos a esgrima e seus principais movimentos.
- Relacionar a história da luta com a cultura em que ela foi criada.

Conteúdo
Lutas.
Conteúdo relacionado

Anos 
EJA, 8º E 9º ANOS

Tempo estimado 
2 aulas.

Material necessário
Bolas de tênis (ou de borracha) pequenas, jornal e giz branco.

Desenvolvimento
1ª etapa
Hora de trabalhar a defesa e os golpes iniciais. Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar o ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando ser atingidos.

2ª etapa
Já com todos em duplas, um em frente ao outro, pedir para um aluno encostar o pé direito com o pé direito do colega e a palma da mão direita com a palma da mão direita do colega. O objetivo é encostar no ombro do colega apenas com a mão esquerda. Experimente depois também com mãos e pés esquerdos. Essa atividade trabalha a agilidade de ataque.

3ª etapa
Agora, a dupla deve estabelecer uma pista de luta imaginária de mais ou menos 5 metros. Outros materiais podem ser utilizados, como o giz branco (se os alunos usarem camisetas pretas), o giz colorido (se estiverem com camisetas brancas) ou até mesmo uma espada adaptada com jornal.

4ª etapa
Converse com os estudantes em uma roda final sobre as principais dificuldades encontradas, enfatizando se foram respeitadas as regras tanto pelo adversário como pelo juiz, que pode ser você ou um aluno.
5ª etapa
Avaliação
Analise de aspectos como participação, envolvimento e respeito aos colegas e às regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário