sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ESCOLA ESTADUAL DR BELÉM
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA:EULISVANE FERREIRA DE MORAES
ANO:2010/NOTURNO
EJA Iº, IIIº, 8º e 9º

ENSINO FUNDAMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
Iº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DO CORPO/GINÁSTICA
Compreender e explicar os benefícios da atividade física;
Vivenciar , compreender e explicar a importância de atividades corporais ao ar livre e junto a natureza;
Criar, experimentar e refletir novas formas de ginástica;
-Aulas práticas:textos, atividades, pesquisas, brincadeiras
Participação
Atividades escritas e práticas
ATLETISMO
Explicar os movimentos do corpo na prática do esporte e suas influências na saúde, lazer e na educação;
Criar e experimentar novas regras visando a inclusão e participação de todos;
-Aulas práticas, atividades individuais e em equipes
participação e interesse nas atividades

IIº BIMESTRE

FUTSAL
ampliar domínio dos fundamentos do futsal, respeitar e interpretar regras.
Realizar eventos esportivos fundamentados em princípios éticos e na participação dos alunos na construção das regras e organização;
Registrar os aspectos conceituais e práticos aprendidos.
-aulas práticas, teóricas, palestra com arbitragem de futsal.
-Organização de jogos e competições;
participação e interesse nas atividades
jogos e competições;
registros;
HANDEBOL/BASQUETE
Ampliar/conhecer fundamentos do handebol e basquete;
Refletir sobre aspectos relacionados à cooperação e competição;
-aulas práticas e atividades de adaptação.
participação e interesse nas atividades
jogos adaptados

ENSINO FUNDDAMMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
IIIº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
VOLEI
Ampliar o conhecimento dos fundamentos, respeitar e interpretar regras;
Compreender e explicar as relações entre o esporte e os problemas sociais tais como, violência, consumismo, uso de substancias químicas prejudiciais a saúde, corpolatria, mídia, dentre outros.
-Aulas práticas/teóricas pesquisas, brincadeiras de adaptação dos esportes;
Participação
Atividades escritas e práticas
LUTAS
Ampliar o conhecimento das lutas, através de experiências e criações.
Compreender as lutas na perspectiva de inclusão/exclusão dos sujeitos;
Explicar o conhecimento aprendido sobre o tema lutas, registrando-os através de textos escritos, painéis, apresentações;
-Aulas práticas, atividades individuais e em equipes, -apresentações de karate.
participação e interesse nas atividades
produção escrita

IVº BIMESTRE

DANÇA, CULTURA POPULAR E CRIAÇÃO
Investigar e experimentar as danças da cultura popular de cada região;
Discutir a influencia da mídia nas formas de dançar;
-aulas práticas, teóricas, (assistir apresentação de dança).
participação e interesse nas atividades
criação em dança
JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR
Conhecer e praticar jogos de tabuleiro;
Conhecer, explicar e praticar jogos cooperativos;
Recriar jogos e brincadeiras;
-aulas práticas, atividades de adaptação
-jogos adaptados e brincadeiras
-produção escrita referente as brincadeiras e jogos tradicionais;
participação e interesse nas atividades














ESCOLA ESTADUAL DR. BELÉM
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA:EULISVANE FERREIRA DE MORAES
ANO:2010/NOTURNO


ENSINO FUNDAMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO
Iº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DO CORPO/GINÁSTICA
Ampliar o conhecimento do corpo e o controle sobre ele.
Compreender e explicar o sentimento de realização nas atividades de movimento;
registrar os conhecimentos aprendidos através de textos escritos, desenhos e apresentações;
Aulas práticas:textos, atividades, pesquisas, brincadeiras
Participação
Atividades escritas e práticas
ATLETISMO
ampliar o domínio dos fundamentos do esporte individual;
Explicar o movimento do corpo na prática do esporte e suas influências na saúde, lazer e educação;
Aulas práticas, atividades individuais e em equipes
participação e interesse nas atividades

IIº BIMESTRE

FUTSAL
ampliar domínio dos fundamentos do futsal;
respeitar e interpretar regras;
Criar e experimentar novas regras visando a inclusão e participação de todos;
Realizar eventos esportivos fundamentados na ética e na participação dos alunos na construção das regras.
Aulas práticas, teóricas, palestra com arbitragem de futsal.
Organização de competições, (interclasses)
participação e interesse nas atividades
jogos e competições
HANDEBOL/BASQUETE
ampliar/conhecer fundamentos do handebol e basquete.
Refletir sobre aspectos relacionados à cooperação e competição;
aulas práticas, atividades de adaptação
participação e interesse nas atividades
jogos adaptados

























ENSINO FUNDAMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO
IIIº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
VOLEI
Ampliar o conhecimento dos fundamentos, respeitar e interpretar regras.
Compreender e explicar as relações entre o esporte e os problemas sociais tais como, violência, consumismo, uso de substancias químicas prejudiciais a saúde, corpolatria, mídia, dentre outros.
Aulas práticas/teóricas pesquisas, brincadeiras de adaptação do jogo;
Participação
Atividades escritas e práticas
LUTAS
Ampliar o conhecimento das lutas, através de experiências e criações.
Compreender as lutas na perspectiva de inclusão/exclusão dos sujeitos;
Explicar o conhecimento aprendido sobre o tema lutas, registrando-os através de textos escritos, painéis, apresentações;
Aulas práticas, atividades individuais e em equipes, apresentações de grupo de karatê.
participação e interesse nas atividades
produção escrita


IVº BIMESTRE

DANÇAS
Investigar e experimentar as danças da cultura popular de cada região;
Discutir a influencia da mídia nas formas de dançar;
aulas práticas, teóricas, palestra com arbitragem de futsal.
participação e interesse nas atividades
jogos e competições
JOGOS E BRINCADEIRAS
Conhecer e praticar jogos de tabuleiro;
Conhecer, explicar e praticar jogos cooperativos;
Recriar jogos e brincadeiras;
aulas práticas, atividades de adaptação
participação e interesse nas atividades
jogos adaptados




























ESCOLA ESTADUAL DR. BELÉM
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA/EJA
PROFESSORA:EULISVANE FERREIRA DE MORAES
ANO:2010/NOTURNO

ENSINO FUNDAMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA EJA Iº
Iº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CONHECIMENTO DO CORPO/GINÁSTICA

Ampliar o conhecimento do corpo e o controle sobre ele.
Compreender e explicar o sentimento de realização nas atividades de movimento;
registrar os conhecimentos aprendidos através de textos escritos, desenhos e apresentações;
Aulas práticas:textos, atividades, pesquisas, brincadeiras
Participação
Atividades escritas e práticas
LUTAS/DANÇA
ampliar o conhecimento das lutas, através de experiências e criações.
Ampliar o conhecimento das lutas, através de experiências e criações.
Compreender as lutas na perspectiva de inclusão/exclusão dos sujeitos;
Explicar o conhecimento aprendido sobre o tema lutas, registrando-os através de textos escritos, painéis, apresentações;
Aulas práticas, atividades individuais e em equipes, apresentações de grupo de capoeira.
participação e interesse nas atividades
produção escrita






IIº BIMESTRE

FUTSAL
Ampliar domínio dos fundamentos do futsal;
respeitar e interpretar regras;
Criar e experimentar novas regras visando a inclusão e participação de todos;
Realizar eventos esportivos fundamentados na ética e na participação dos alunos na construção das regras.
aulas práticas, teóricas, palestra com arbitragem de futsal.
participação e interesse nas atividades
jogos e competições
HANDEBOL/BASQUETE
ampliar/conhecer fundamentos do handebol e basquete.
Refletir sobre aspectos relacionados à cooperação e competição;
aulas práticas, atividades de adaptação
participação e interesse nas atividades
jogos adaptados
















ENSINO FUNDAMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA EJA IIIº
Iº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃ
VOLEI
Ampliar o conhecimento dos fundamentos, respeitar e interpretar regras.
Compreender e explicar as relações entre o esporte e os problemas sociais tais como, violência, consumismo, uso de substancias químicas prejudiciais a saúde, corpolatria, mídia, dentre outros.
Aulas práticas/teóricas pesquisas, brincadeiras
Participação
Atividades escritas e práticas
ATLETISMO
ampliar o domínio dos fundamentos do esporte individual;
Explicar o movimento do corpo na prática do esporte e suas influências na saúde, lazer e educação;
Aulas práticas, atividades individuais e em equipes
participação e interesse nas atividades

IIº BIMESTRE

FUTSAL
ampliar domínio dos fundamentos do futsal;
respeitar e interpretar regras;
Criar e experimentar novas regras visando a inclusão e participação de todos;
Realizar eventos esportivos fundamentados na ética e na participação dos alunos na construção das regras.
aulas práticas, teóricas, palestra com arbitragem de futsal.
participação e interesse nas atividades
jogos e competições
JOGOS E BRINCADEIRAS
Conhecer e praticar jogos de tabuleiro;
Conhecer, explicar e praticar jogos cooperativos;
Recriar jogos e brincadeiras;
aulas práticas, atividades de adaptação
participação e interesse nas atividades
jogos e brincadeiras adaptados



























ESCOLA ESTADUAL DR BELÉM
PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA/EJA
PROFESSORA:EULISVANE FERREIRA DE MORAES
ANO:2010/NOTURNO

ENSINO FUNDAMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA EJA IVº
IIº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
GINÁSTICA LABORAL
SAÚDE
Ampliar o conhecimento do corpo e o controle sobre ele.
Compreender e explicar o sentimento de realização nas atividades de movimento;
registrar os conhecimentos aprendidos através de textos escritos, desenhos e apresentações;
Aulas práticas:textos, atividades, pesquisas, brincadeiras
Participação
Atividades escritas e práticas
LUTAS/DANÇA
ampliar o conhecimento das lutas, através de experiências e criações.
Ampliar o conhecimento das lutas, através de experiências e criações.
Compreender as lutas na perspectiva de inclusão/exclusão dos sujeitos;
Explicar o conhecimento aprendido sobre o tema lutas, registrando-os através de textos escritos, painéis, apresentações;
Aulas práticas, atividades individuais e em equipes, apresentações de grupo de capoeira.
participação e interesse nas atividades
produção escrita


IIº BIMESTRE

FUTSAL
ampliar domínio dos fundamentos do futsal;
respeitar e interpretar regras;
Criar e experimentar novas regras visando a inclusão e participação de todos;
Realizar eventos esportivos fundamentados na ética e na participação dos alunos na construção das regras.
aulas práticas, teóricas, palestra com arbitragem de futsal.
participação e interesse nas atividades
jogos e competições
BASQUETE
ampliar/conhecer fundamentos do basquete.
Refletir sobre aspectos relacionados à cooperação e competição;
aulas práticas, atividades de adaptação
participação e interesse nas atividades
jogos adaptados


ENSINO FUNDAMENTAL II – EDUCAÇÃO FÍSICA EJA IIº
Iº BIMESTRE

UNIDADE DE ESTUDO
HABILIDADES
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
VOLEI
Ampliar o conhecimento dos fundamentos, respeitar e interpretar regras.
Compreender e explicar as relações entre o esporte e os problemas sociais tais como, violência, consumismo, uso de substancias químicas prejudiciais a saúde, corpolatria, mídia, dentre outros.
Aulas práticas/teóricas pesquisas, brincadeiras
Participação
Atividades escritas e práticas
ATLETISMO
ampliar o domínio dos fundamentos do esporte individual;
Explicar o movimento do corpo na prática do esporte e suas influências na saúde, lazer e educação;
Aulas práticas, atividades individuais e em equipes
participação e interesse nas atividades






IIº BIMESTRE

FUTSAL
ampliar domínio dos fundamentos do futsal;
respeitar e interpretar regras;
Criar e experimentar novas regras visando a inclusão e participação de todos;
Realizar eventos esportivos fundamentados na ética e na participação dos alunos na construção das regras.
aulas práticas, teóricas, palestra com arbitragem de futsal.
participação e interesse nas atividades
jogos e competições
HANDEBOL
ampliar/conhecer fundamentos do handebol.
Refletir sobre aspectos relacionados à cooperação e competição;
aulas práticas, atividades de adaptação
participação e interesse nas atividades
jogos adaptados

Nenhum comentário:

Postar um comentário