Tema: Movimento e dança
Objetivos:
Identificar diferentes ritmos musicais;
Vivenciar ritmos e estilos diferenciados de músicas;
Criar movimentos corporais relacionados à música;
Tomada de consciência rítmica.
Duração da aula: 3 horas/aulas
Estratégias:
1º momento: iniciar a aula com algumas reflexões à cerca do que venha a ser dança e movimento ritmado. O movimento pode gerar som e o som pode gerar movimento, assim, podemos perceber que nosso corpo também pode produzir som e movimentos.
2º momento: produzir som utilizando o corpo ou algum material da sala de aula – exemplo: palmas, boca, assovio, pés, etc.
Apresentar vídeos no LIE:
3º momento: quando nos movimentamos para acompanhar determinado ritmo ou som, podemos chamar de dança, portanto, podemos ouvir os sons e dançar. Como vocês conhecem vários estilos de ritmos e danças, iremos relacioná-los, (funk, axé, samba, forró, eletrônica, etc), cada som que ouvimos nos lembra movimentos que já foram criados.
Atividade 1:Testar a capacidade de ritmos colocando diferentes tipos de músicas para que os alunos mostrem como se dança.
Atividade 2: dividir a turma em grupos para que cada equipe crie e apresente coreografias utilizando sons e movimentos diferentes, ou seja, ritmos e sons produzidos pelo próprio corpo.
Avaliação:
Discussão com a turma a respeito das possibilidades rítmicas e de criações.
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário